Desde 2000, ano em que Gilmore Girls estreou, o mundo mudou bastante. As coisas vivem em constante evolução e na televisão não foi diferente. A própria criadora já afirmou que nos dias atuais a série não existiria se tivesse o mesmo roteiro de 22 anos atrás. Em 2015, Amy contou ao The Huffington Post que “ninguém compraria Gilmore Girls nos dias de hoje.” Tudo deu certo porque a emissora não colocou obstáculos burocráticos quando ela vendeu a ideia para os executivos.
Sookie lésbica?
Naquele tempo, eram poucos os personagens representando a comunidade LGBT+ na televisão, salvo raras exceções, como a série Queer As Folk. Uma das vontades de Sherman-Palladino, era que Sookie fosse lésbica, porém a alta cúpula da emissora não aprovou. Durante o painel do ATX TV Festival em 2015, ela disse que “as coisas eram diferentes naquela época. Os canais eram bem diferentes na forma com a qual lidavam com isso. Então, Sookie originalmente seria lésbica mas isso não foi permitido.”
“Mudou muito rápido”, ela relembra. “No segundo ou terceiro ano de Gilmore essa merda estava começando a evoluir. Mas naquela altura Sookie estava em um relacionamento. Foi realmente bem no auge de quando as coisas estavam começando a mudar. Sabe, hoje todo mundo seria do vale. Lorelai seria do vale!”
A sexualidade de Michel
Durante o painel, Sherman-Palladino disse aos risos que “todos conhecemos homens prendados e que possuem esposa e filhos, então nunca batemos a tecla em cima disso, apenas deixamos de lado.” Yanic Truesdale, ator que interpreta o francês Michel, revelou que deixaram de forma ambígua e que isso foi uma opção. “Nunca perguntei à Amy, juro pela minha mãe.”
Truesdale relembra que as pessoas sempre especularam sobre seu personagem ter um crush em Lorelai, embora sua sexualidade nunca tenha feito parte do personagem. “Eles não conseguiam descobrir e Amy adorava isso. É por isso que ela o fez assim. ‘Ah, ele adora Celine Dion.’ Mas ele é francês e caras franceses são mais delicados e sofisticados. Se você vai a Paris, sempre acha que algum homem é gay.”
As coisas mudaram
Em sua exibição original, Gilmore Girls reforçou vários estereótipos e fez piadas bem hostis à comunidade LGBT+. Na pesquisa para este artigo, encontrei inúmeros diálogos problemáticos que acabaram passando batido quando a série estava no ar, pois vivíamos em uma época na qual piadas com minorias ainda eram aceitáveis. Confira algumas delas na galeria a seguir:
Ainda bem que os tempos mudaram e com a possibilidade de novos episódios em 2016, a série teve a chance de se redimir com a audiência e mostrou um pouco mais de representatividade no revival da Netflix. Agora, vemos um Michel casado com outro homem, Frederick e pelo visto, muito bem resolvido com sua sexualidade. Antes tarde do que nunca, não é mesmo?
Se algum dia houver novos episódios da série, que possamos ver Michel com seu marido e os filhos por Stars Hollow.