More
    PUBLICIDADE

    10 curiosidades sobre Amy Sherman-Palladino

    Os fãs sabem tudo sobre Lorelai e Rory, mas quanto eles sabem sobre a criadora de Gilmore Girls, Amy Sherman-Palladino?

    Data:

    Dona das bem sucedidas Gilmore Girls e Maravilhosa Sra. Maisel, a roteirista Amy Sherman-Palladino se tornou um nome conhecido graças à sua assinatura de diálogos rápidos e personagens espirituosos. Ela pode ser vista muitas vezes usando um chapéu excêntrico e sua energia e emoções em entrevistas são elétricas e magnéticas. Toda série de televisão tem um criador e em sua maioria eles são extremamente talentosos e maravilhosos no que fazem, mas somente alguns causam uma grande impressão a ponto das pessoas realmente lembrarem de seu nome.

    Amy Sherman-Palladino é um desses nomes, consolidando-se entre outros grandes criadores como Shonda Rhimes, Jenji Kohan e Ryan Murphy. Seus personagens icônicos certamente serão lembrados por muito tempo e, com sorte, ela dará aos fãs personagens ainda mais maravilhosos ao longo dos anos. Mas, embora os fãs destas séries possam achar que a conhecem por estarem tão próximos de seus personagens, há muitas curiosidades surpreendentes sobre a ganhadora do Emmy.

    1. Ela queria ser bailarina antes de se tornar roteirista

    Reprodução / YouTube: Boonie Ent

    Quem viu Bunheads ou é fã da Miss Patty pode ter percebido o vasto conhecimento de Amy sobre o mundo da dança e isso se dá pelo fato de que antes de criar nossos personagens favoritos, ela fez balé desde criança e tinha muita experiência nos palcos. Na verdade, ela precisou tomar uma decisão importante no começo de sua carreira, quando duas ótimas oportunidades apareceram ao mesmo tempo.

    Ela teve de escolher entre uma vaga para ser roteirista na série Roseanne ou integrar o elenco de uma montagem off-Broadway de Cats. Ambas a lançariam sua carreira em seus respectivos nichos, então era uma escolha difícil. Mas, para o alívio de seus fãs, ela escolheu Roseanne.

    2. Seu primeiro trabalho como roteirista foi em Roseanne

    ABC / Walt Disney Television

    Falando em Roseanne, muita gente nem faz ideia que a experiente roteirista e produtora começou como uma das roteiristas da sitcom. Comparado ao seu próprio conteúdo, o mundo de Roseanne certamente parece diferente de Stars Hollow e dos Estados Unidos dos anos 1950 em que Midge vive, mas se os espectadores olhassem com atenção, veriam um pouco de Sherman-Palladino nos personagens.

    Um bom exemplo é o episódio Wait Till Your Father Gets Home (T5E16), onde o luto que as irmãs Roseanne e Jackie sentem após perderem seu pai é um paralelo ao de Emily e Lorelai no revival de Gilmore Girls. Amy ficou na série por 4 temporadas e suas habilidades realmente ajudaram a elevar o nível do programa. Ela escreveu muitos dos melhores episódios e até mesmo escreveu um episódio indicado ao Emmy, “A Bitter Pill To Swallow” (T4E1), onde Becky, uma adolescente, pede a Roseanne para tomar anticoncepcionais.

    3. Ela não fez parte da última temporada de Gilmore Girls

    Greg Gayne / The CW

    Por causa de desentendimentos na renovação de seu contrato antes da sétima temporada de Gilmore Girls, Palladino decidiu não continuar com o que viria a ser a temporada final da série. Em entrevista concedida à Vulture, ela revelou como a CW queria por injustamente a maior parte da carga de trabalho nela e em seu marido, Daniel Palladino, em vez de investir em mais roteiristas e produtores na equipe. Felizmente, a Netflix deu a ela outra chance de finalmente produzir o final que ela queria com o revival de 2016, Gilmore Girls: Um Ano para Recordar.

    4. Ela teve a ideia de Gilmore Girls em cima da hora

    © The WB / Mitchell Haddad

    Depois de trabalhar em Roseanne por 4 temporadas e ter uma breve passagem por Veronica’s Closet, Sherman-Palladino estava pronta para uma série só sua e teve a sorte de marcar uma reunião com Susanne Daniels, chefe da The WB na época. De acordo com Amy, que estava nervosa e empolgada por se encontrar com a produtora famosa, ela apresentou a Susanne e sua equipe cerca de 45 minutos de ideias e percebeu que eles não estavam realmente se interessando pro nenhuma delas.

    Prestes a desistir, ela lançou a ideia sobre uma série de mãe e filha, onde elas são melhores amigas, e o conceito simples conquistou a equipe e o resto é história. A oportunidade faz o ladrão e naquele momento Amy precisava convencê-los.

    5. Seus diálogos rápidos são inspirados na comédia estilo Borscht Belt

    Amazon Studios

    A marca registrada de Amy Sherman-Palladino são os diálogos rápidos de seus personagens. Às vezes fica difícil de acompanhar, pois eles falam muitas palavras por minuto, especialmente Lorelai e Rory. Mas muitos não imaginam que esse estilo é, na verdade, inspirado em seu pai, um comediante de Borscht Belt. A comédia Borsch também é conhecida por seus diálogos rápidos. Para os fãs de Sra. Maisel isso se torna óbvio quando você observa seus números de comédia stand-up.

    6. Ela fez história no Emmy

    Phil McCarten / Invision / AP / REX / Shutterstock

    Embora tenha dado aos fãs sete temporadas bem-sucedidas de Gilmore Girls, só foi recentemente que Amy finalmente ganhou reconhecimento por seus incríveis talentos. Sua série mais recente, Maravilhosa Sra. Maisel, teve inúmeras indicações e finalmente deu vitórias a ela. Sua vitória na primeira temporada de Sra. Maisel permitiu que ela fizesse história como a primeira mulher em 70 anos a vencer Melhor Roteiro e Melhor Direção na categoria comédia, abrindo as portas para outras escritoras ganharem com mais frequência.

    7. Seu pai é o barman Andy na franquia Rocky, O Lutador

    MGM / United Artists

    Ambos os pais de Amy são pessoas bem talentosas, com ela herdando sua habilidade de dançar da mãe e a escrita e comédia do seu pai, Don Sherman. Seu pai foi comediante de stand-up e escreveu episódios para alguns dos grandes clássicos como O Barco do Amor, mas é mais conhecido por interpretar o personagem icônico nos filmes Rocky. Na famosa franquia de boxe, seu pai pode ser visto como Andy, o barman. O personagem é engraçado e fica claro que alguns dos talentos de Amy foram herdados de seu pai.

    8. Carl Reiner e Mel Brooks são uma inspiração para ela

    Robert Trachtenberg / WNET / American Masters

    Em entrevista à Vulture, Palladino revelou que deve sua vontade em ser roteirista ao momento em que descobriu a existência de uma gravação de Carl Reiner e Mel Brooks. No registro, Carl entrevista Mel Brooks, que, como de costume, estava interpretando um personagem. Desta vez, ele escolheu The 2000 Year Old Man e a atuação entre o carismático Reiner e o excêntrico personagem que Brooks havia criado estava cheio de humor judaico e bravatas da cidade de Nova York, o que fez a pequena Amy Sherman se apaixonar. Isso a inspirou a abraçar o lado humano e cru do humor.

    9. Ela escreveu um livro de Gilmore Girls

    Harper Entertainment / Arte: Guto Júnior

    As garotas Gilmore eram tão populares que ganharam uma coleção de livros que foram adaptados de roteiros ou histórias da série. Todos os quatro são inspirados nos personagens e no mundo de Palladino, mas ela realmente ajudou a escrever o quarto da série, The Other Side Of Summer. Este livro em particular segue Rory em Chilton, onde ela tem que lidar com obstáculos como os bad boys Tristin e Jess, distraindo-a de se concentrar no baile de debutante que se aproxima.

    10. Seu marido trabalhou com ela em todas as suas séries

    Jason LaVeris / FilmMagic

    Os fãs que prestaram atenção aos créditos em tudo o que Amy Sherman-Palladino faz, devem ter notado que o nome dela é sempre seguido pelo nome do marido, Daniel Palladino. Desde que trabalharam juntos em Roseanne, antes de Amy assumir seu sobrenome, os dois têm sido uma dupla em todas as séries que Amy criou.

    Ele é seu parceiro de escrita e teve uma contribuição significativa em todas as séries que ela criou. Na verdade, eles concorreram em melhor roteiro, cada um pelo episódio que escreveu para Maravilhosa Sra. Maisel. Amy levou o prêmio para casa, mas ele ainda se considerou vitorioso.

    Bônus:
    Amy já trabalhou como atriz em uma série do Hitchcock

    Domínio Público

    Nos anos 1980 ela se aventurou na carreira de atriz e, pelo visto, foi sua primeira e única investida na atuação. Sherman-Palladino fez uma pequena ponta na antologia Alfred Hitchcock Presents como figurante, no papel da Estudante Feminina #1. A série foi um remake da versão de 1962, originalmente produzida pelo mestre do suspense, Alfred Hitchcock, e trazia uma história diferente a cada episódio.

    Gostou deste artigo? Então leia outras notícias aqui. Siga, também, o GGBR no Instagram, acompanhe nosso Twitter, curta nossa página no Facebook, veja suas cenas favoritas em nosso TikTok, participe do nosso canal no Telegram e inscreva-se no nosso canal do YouTube.