Algumas coisas têm um poder de permanência inexplicável. A bolsa Birkin da Hermès. O Cheetos. A Crocs.
E para os millennials nostálgicos, há Gilmore Girls. A série encerrou suas 7 temporadas nas redes WB e CW em 2007, mas os espectadores continuam revivendo o conforto familiar da fictícia cidade de Stars Hollow, em Connecticut, onde a série se passava.
A Netflix registrou 500 milhões de horas de visualização para a série de janeiro a junho do ano passado, superando sucessos como Seinfeld e Stranger Things, e dados divulgados na segunda-feira pela empresa de pesquisa Nielsen mostraram que Gilmore Girls estava entre as 10 séries mais assistidas nas principais plataformas de streaming em 2023.
A série, que se encerrou no mês anterior ao lançamento do iPhone, está encontrando uma audiência mais jovem no TikTok, onde os usuários postam cenas que amam e comentam sobre seus pares românticos favoritos para cada personagem.
Yanic Truesdale, que interpretou o mal-humorado concierge do hotel, Michel, carinhosamente chamou-a de “a série que nunca morrerá”.
“Eu tive centenas, se não milhares, ao longo dos anos, de pessoas dizendo, ‘eu passei por uma cirurgia, e sua série me tirou do tédio’”, disse ele. “Ou, ‘eu perdi meu pai’, ou ‘eu perdi essa pessoa, e eu assistia à série e me sentia melhor.’”
Ele acrescentou que ainda encontra fãs que oferecem testemunhos de sua popularidade: “Eu sempre fico surpreso que crianças de 10, 15 anos — crianças — estão assistindo como se a série tivesse acabado de ser lançada.”
O que há nessa série que a torna tão reconfortante de assistir novamente?
“Tem esse coração que toca as pessoas”, disse Brenda Maben, figurinista da série.
“Não há violência”, acrescentou. “É basicamente amor de cidade pequena, e é por isso que acho que as pessoas gostam. Isso as faz sentir seguras, aquecidas e mais próximas. Só traz sentimentos bons.”
Para Truesdale, o apelo “provavelmente mais agora do que nunca é que não é um programa cínico; é uma série sobre pessoas diferentes que se reúnem e encontram um jeito de se gostar e se dar bem.”
A série acompanha Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e sua filha, Rory (Alexis Bledel), enquanto elas se reconectam com os pais abastados de Lorelai para mandar Rory para uma escola de ensino médio de elite e ajudá-la a entrar em Harvard. A cidade onde elas moram, Stars Hollow, com seus moradores intrometidos e seu centro decorado de acordo com a estação, também se tornou um personagem por si só, com os fãs se reunindo em Washington, Connecticut, um dos lugares que a inspiraram.
Não há dramas de vida ou morte ou dilemas insolúveis na série, apenas relacionamentos profundamente entrelaçados, moradores excêntricos da cidade e diálogos espirituosos.
Em um tópico no subreddit r/GilmoreGirls de 2021, dezenas de pessoas compartilharam por que voltam à série com tanta frequência: é um programa de apoio emocional. É um conforto. Me ajudou a superar um término de namoro. Me lembra da minha infância. Ela me faz lembrar da minha infância. O inverno é deprimente, e Gilmore Girls o torna melhor.
Assistir novamente é como “aquela mesma sensação de lembrar que você tem um pote do seu sorvete favorito no freezer”, disse Tara Llewellyn, que apresenta o podcast Gilmore to Say com Haley McIntosh. “É tão difícil apontar por que é assim. Pode ser por causa da nostalgia; pode ser porque lembra você de um relacionamento.”
Llewellyn e McIntosh estimaram que cada uma delas passa cerca de cinco a dez horas por semana assistindo à série.
Reassistir uma série favorita também pode ser um mecanismo de defesa saudável para tempos estressantes, disse Ellen Hendriksen, psicóloga clínica e professora assistente na Universidade de Boston.
“Se faltar previsibilidade ou certeza em sua vida, ou se estivermos refletindo sobre o cenário político mais amplo, ou sobre a incerteza ambiental, até mesmo algo como um programa de TV pode definitivamente funcionar como uma âncora de certeza”, disse a Dra. Hendriksen.
Um estudo de 2009 publicado no Journal of Experimental Social Psychology descobriu que rever nossas séries de TV favoritas pode reduzir sentimentos de solidão e atenuar quedas na autoestima e no humor.
E para alguns, as estações frias e sombrias podem aumentar a necessidade de autocuidado.
“A vida meio que se esvai, as árvores estão perdendo as folhas e tudo começa a ficar cinza, então você precisa encontrar algum conforto em algum lugar”, disse Truesdale, que é de Montreal.
“Como sou canadense, associo o outono e o inverno ao fato de me conectar com meus amigos e ser mais introspectivo”, acrescentou. “Portanto, faz sentido para mim que você queira assistir a uma série que transmita essas emoções, porque é mais ou menos assim que você se sente.”
Ao longo dos anos, os fãs passaram a associar Gilmore Girls aos meses mais frios, e os dados de audiência confirmam essa conexão. Entre o final de 2020 e a metade de 2023, a audiência de Gilmore Girls no streaming foi, em média, cerca de 14% maior no outono e inverno do que na primavera e no verão, de acordo com a Nielsen. A série teve engajamento particularmente alto em janeiro, segundo a Nielsen, assim como em outubro, novembro e agosto.
McIntosh disse que o público de seu podcast aumenta “dez vezes” a partir do outono, coincidindo com o início de cada temporada de Gilmore Girls com o novo ano escolar de Rory. “As cores que eles estão usando, os alimentos que estão comendo, os eventos da cidade que estão ocorrendo”, tudo isso lembra o outono, disse McIntosh.
E ainda há o inverno: Que fã poderia se esquecer de Lorelai dizendo: “Sinto cheiro de neve”, momentos antes da primeira nevasca da temporada?
“É minha época favorita do ano”, disse Maben, a figurinista. “Adoro suéteres; adoro usar camadas; adoro o aconchego e espero ter demonstrado meu amor por isso na série.”
Algumas cenas de inverno essenciais da série vêm à mente, como quando Lorelai chega em casa depois de um longo dia e descobre que seu namorado, Luke, construiu uma pista de patinação no gelo no jardim da frente.
Depois, houve o jantar de Bracebridge, com passeios de trenó que Lorelai organizou para os moradores de Stars Hollow em sua pousada. A criadora da série, Amy Sherman-Palladino, disse à Rolling Stone que filmar esse episódio foi “o melhor momento da minha vida, de longe”.
Em cada estação, Stars Hollow realiza eventos que parecem atrair todos na cidade: o Festival de Outono, o Festival de Inverno, o Festival das Fogueiras, o desfile de Natal, a Maratona de Dança de Stars Hollow, a Maratona de Tricô.
“Os personagens — moradores da cidade — fazem com que você sinta vontade de mergulhar e viver nessa cidadezinha onde todo mundo conhece a vida do outro”, disse Llewellyn.
Os telespectadores “consideram isso como sua comida favorita”, acrescentou ela. “Você sabe o final, sabe como as coisas vão acabar. Há algo muito reconfortante nisso.”
Artigo originalmente publicado no New York Times em 31/01/2024 por Melina Delkic