Keiko Agena abriu o coração sobre sua experiência ao interpretar a querida Lane Kim em Gilmore Girls, no início dos anos 2000.
Em conversa com a jornalista Juliet Litman no podcast Dear Felicity, sobre a série Felicity, da WB, a atriz de 50 anos, refletiu sobre seu tempo como a melhor amiga da protagonista Rory Gilmore, que gostava de música, durante todas as sete temporadas de Gilmore Girls — e os sentimentos complexos que isso trouxe.
Litman perguntou a Agena como era interpretar uma personagem coreana-americana na série, já que Agena é nipo-americana.
“A melhor coisa é ter um roteirista coreano-americano [e uma] atriz coreana-americana”, disse Agena. “Não acho que esse papel, com esse elenco, aconteceria hoje. Mas naquela época, em 2000, era uma época tão diferente que eu definitivamente sei que não teria dito não ou me retirado daquela situação naquele momento.”
Sobre como é ainda ser conhecida por interpretar uma personagem tão icônica, Agena explicou que ela tem uma visão diferente de Lane do que os fãs.
“Para mim, é uma coisa um pouco separada, porque acho que o que [o papel] era para as pessoas era diferente do que era para mim”, disse ela. “Assim, de uma forma estranha, sinto que quero honrar a experiência que as pessoas tiveram com a série e o que ela significou para elas, especialmente para os jovens asiáticos, porque recebo muitos comentários sobre como foi para eles ver alguém assim na tela.”
“E, para mim, foi um modo de sobrevivência”, continuou Agena. “Na época, não pensei nisso dessa forma. Então, agora é apenas uma mistura de gratidão por ter passado por essa experiência e por ter tido essa experiência.”
A atriz também disse que está em uma nova fase de sua vida em que está se afastando da pressão das expectativas.
“Acho que estou em um ponto de transição na minha vida em que tenho que deixar de lado a pressão que coloco sobre mim mesma para ser a melhor versão de quem eu acho que vocês gostam”, disse Agena sobre a personagem de Lane. “Porque eu também a amo. Posso dizer que, quando conheço alguém que conhece Gilmore Girls ou que ama Lane, é como se eu reconhecesse esse amor. Eu vejo que vocês amam essa pessoa.”
Agena, que também teve papéis em séries como Shameless, 13 Reasons Why e Better Call Saul, apareceu em três episódios de Felicity como Leila Foster, uma estudante que motivou Felicity (Keri Russell) a liderar um protesto no campus.
“Sempre acho engraçado que meu sobrenome [na série] seja Foster e, em um dos episódios, Felicity pede aos meus pais que se levantem, e ambos são asiáticos, o que faz sentido”, disse Agena. “Mas não sabemos como fiquei com esse sobrenome.”
“Gostei de ter feito o teste para os dois papéis, que não foram escritos estritamente para pessoas asiáticas”, disse Agena sobre seus papéis. “Gostei de ter tido a oportunidade de fazer testes para os dois tipos de papéis.”
Quanto a Gilmore Girls, ela disse que ainda mantém contato regular com dois membros do elenco: John Cabrera, que interpretou Brian, colega de banda de Lane, e Sean Gunn, que interpretou Kirk.
“Há um tipo de nostalgia adorável daquela época, mas também temos anos desde então”, disse Agena. “Eu fui ao casamento de ambos. Nossa amizade é parte de Gilmore Girls e do apreço por aquela época louca, e parte de um milhão de outras coisas que são como amigos.”
Ouça o podcast na íntegra logo abaixo: