
Elizabeth Franz, a atriz vencedora dos Prêmios Tony que interpretou Mia Halloway, proprietária da Pousada Independence em Gilmore Girls, faleceu. Ela tinha 84 anos.
Ela nos deixou no dia 4 de novembro em sua casa em Woodbury, Connecticut, conforme confirmado por seu marido, Christopher Pelham, recentemente ao The New York Times.
A causa da morte foi um câncer, seguido de reação grave ao medicamento usado no tratamento, disse Pelham.
A atriz teve uma carreira produtiva, inclusive no teatro, atuando em produções dentro e fora da Broadway, como Buried Child, Sister Mary Ignatius Explains It All for You, Lost in Yonkers e A View for the Bridge.
Seu papel mais conhecido na Broadway foi como Linda, esposa de Willy Loman, interpretado por Brian Dennehy, na produção do 50º aniversário de Death of a Salesman, de Arthur Miller. Sua atuação lhe rendeu o Tony de Melhor Atriz Coadjuvante em Peça Teatral em 1999.
Franz estrelou a adaptação do telefilme Death of a Salesman, feita pelo Showtime em 2000, que lhe rendeu uma indicação ao Emmy.
A atriz também recebeu indicações ao Tony em 1983 por Brighton Beach Memoirs, onde interpretou a mãe de Matthew Broderick no palco, e em 2002 por Morning’s at Seven, onde interpretou a caçula das quatro irmãs Midwest.
Na televisão, Franz interpretou Mia Halloway, a proprietária da Pousada Independence em Stars Hollow, no episódio “The Ins and Outs of Inns” (T2E8). O papel foi posteriormente reescalado, com Kathy Baker assumindo por um episódio na 7ª temporada.
Outros trabalhos notáveis de Franz na TV incluem Grey’s Anatomy, Judging Amy, Cold Case, Law & Order, Law & Order: SVU e Homeland.
No cinema, ela apareceu em Código de Honra, Sabrina, Twisted, A Fish in the Bathtub e Um Natal Muito, Muito Louco.
