Perdemos nossa conta no Instagram; Entenda o que aconteceu

Isso nos deixou tão furiosos. E tão tristes. Estamos furistes.

Uma das redes sociais mais influentes do mundo, o Instagram se tornou a vitrine de marcas, artistas e diversos outros segmentos ao redor do globo. Desde que o GGBR nasceu, em janeiro de 2016, grande parte do nosso conteúdo era produzido e publicado lá. Nossos seguidores, sempre fieis e assíduos, sempre engajaram de forma voraz cada publicação que fazíamos. Algo que sempre nos encheu de orgulho e nos motivou a produzir cada vez mais conteúdo original relacionado a Gilmore Girls, a série que tanto amamos.

Sem qualquer aviso prévio, no último dia 1º de setembro, nosso trabalho foi interrompido e fomos surpreendidos com a remoção da nossa conta oficial (@gilmorebrasil) da plataforma:

Reprodução / Instagram

Na véspera do ocorrido, fomos avisados por e-mail que alguém estava tentando mudar a senha, o que nos fez pensar estarmos sendo vítimas de um hacker. Só percebemos o aviso na caixa de entrada quase no fim do dia.

Ouça todas as nossas playlists dedicadas a Gilmore Girls nas principais plataformas digitais.
SpotifyDeezerApple MusicAmazon Music

Depois de inúmeras tentativas, todas sem sucesso, tentamos fazer login mas o Instagram pediu que aguardássemos pelo prazo de 24 horas. No dia seguinte (2), após conseguirmos, apareceu a seguinte mensagem:

Reprodução / Instagram

O Instagram nos redirecionou para esta página (imagem a seguir), alegando que estávamos fingindo ser outra pessoa. Prontamente entramos com um pedido de revisão.

Reprodução / Instagram

A equipe do Facebook nos respondeu com um e-mail solicitando toda nossa documentação, foto que comprovasse quem somos, juntamente com um código de confirmação. Após isso, eles retornaram alegando que não podiam reaver o perfil pois os documentos que enviamos não condizem com as informações presentes na conta. Porém, questionamos o fato de termos nosso site linkado na bio do perfil, o mesmo domínio (gilmoregirls.com.br) que estávamos usando para entrar em contato com eles, além de termos várias lives no feed que comprovam nossas identidades. Até o momento o Facebook não retornou.

 

O que pode ter acontecido?

O robô do Instagram funciona de forma automática e, muitas vezes, de forma falha. Talvez, por um erro, acabaram detectando perfis semelhantes e os removeram achando ser a conta do perfil oficial de Gilmore Girls. O mesmo aconteceu com as páginas The Walking Dead BR e Dynasty Brasil, que também perderam suas contas com milhares de seguidores e ainda não conseguiram recuperá-las.

“Assim que perdemos a conta, criei uma nova e demorou uma semana até removerem outra vez”, disse Rafael Façanha, dono do maior site dedicado a The Walking Dead no Brasil, com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais. Ele também tentou – sem sucesso – contato de todas as formas com o Facebook e nos revelou que outras páginas dedicadas à série também foram removidas.

O criador do Dynasty Brasil, maior site dedicado a Dynasty por aqui, passou pela mesma situação e está inconformado. “É tão triste ver o nosso trabalho indo pelo ralo sem nenhuma justificativa”, relatou. “Solicitaram nossos documentos e o que nos resta é esperar.”

 

E agora, GGBR?

É muito difícil ser criador de conteúdo, principalmente por não recebermos praticamente nada por isso. O dinheiro que o AdSense gera sequer dá pra manter o site no ar, quanto mais pagar as contas. Em 2018 nossa fanpage no Facebook foi hackeada com quase 80 mil curtidas e isso tirou nosso chão, imagina reviver tudo isso agora? Sem contar o fato de termos que lidar o tempo todo com outros perfis plagiando nosso conteúdo, publicando nosso material sem creditar ou até mesmo removendo nossa marca d’água. E quase sempre aceitando calados. Isso desmotiva bastante todo o processo que é criar. No momento, não temos planos fazer de outro Instagram até eles decidirem se irão ou não devolver nossa conta.

Estamos muito tristes com tudo o que aconteceu. Ver tanto descaso de uma plataforma com quem cria conteúdo com tanto amor e dedicação. O que nos faz não querer desistir é justamente esse amor pela série e por todos os seguidores que nos acompanham há cinco anos. Por enquanto, as publicações agendadas irão ao ar como planejado, mas não temos previsão de retorno. Vocês podem nos acompanhar nas outras redes sociais e aqui no site também. Fiquem bem, tentaremos ficar daqui.

Atenciosamente,
Equipe Gilmore Girls Brasil

Gostou deste artigo? Então leia outras notícias aqui. Siga, também, o GGBR no Instagram, acompanhe nosso Twitter, curta nossa página no Facebook, duble suas cenas favoritas em nosso TikTok, participe do nosso canal no Telegram e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Redes sociais

4,706FãsCurtir
22,702SeguidoresSeguir
173SeguidoresSeguir
10,803SeguidoresSeguir
6,211SeguidoresSeguir
11,500InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Newsletter

Assinando, você automaticamente concorda com nossas Políticas de Privacidade.

Mais recentes

Jared Padalecki sofre grave acidente de carro

O intérprete de Dean Forester em Gilmore Girls sofreu um grave acidente de carro mas passa bem e se recupera em casa.

As 10 melhores noites de filme em Gilmore Girls

Lorelai e Rory adoram uma noite de cinema com direito a muita comida e comentários peculiares. Variam de hilárias e casuais a mais sérias e dramáticas.

1º de abril: Netflix irá produzir versão inteiramente brasileira de Gilmore Girls

A Netflix Brasil acaba de anunciar que irá produzir uma versão 100% brasileira de Gilmore Girls! O projeto já está em pré-produção.