Apesar de ter sido lançada há mais de 20 anos, Gilmore Girls continua sendo muito popular, e não é de se admirar o porquê. Cheia de humor, charme e personagens intrigantes, a série faz jus ao seu status. A série explora a vida da família Gilmore, especialmente a mãe e a filha super próximas, Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel). Começando quando Rory está no Ensino Médio, Gilmore Girls a acompanha enquanto ela cresce na pequena e pitoresca cidade de Stars Hallow. Embora os Gilmore sempre tenham coisas acontecendo, especialmente quando os pais autoritários de Lorelai, Richard (Edward Herrmann) e Emily (Kelly Bishop), se envolvem, alguns dos melhores personagens estão fora da família titular. Os muitos personagens secundários fazem da série a história peculiar que ela é. De Kirk, de Sean Gunn, a Sookie, de Melissa McCarthy, os membros do elenco de apoio são essenciais para a série.
Uma personagem que é necessária para a série, apesar de não ser a protagonista, é Paris Geller (Liza Weil), a inimiga que Rory conheceu em Chilton e que se tornou amiga. Embora nunca tenha sido a protagonista que Rory é, Paris se tornou uma das personagens mais memoráveis da série. Sua personalidade dominadora e sua paixão incessante podem fazer com que, às vezes, seja difícil conviver com Paris, mas ela é uma personagem incrivelmente inteligente e determinada, necessária para equilibrar Rory. Entretanto, ela não fazia parte da série originalmente. Weil fez um teste para interpretar Rory e acabou não sendo a pessoa certa para o papel. No entanto, a série ainda não havia terminado com ela. Em vez disso, Gilmore Girls acrescentou o papel de Paris para Weil, mudando para sempre a série.
Originalmente, Liza Weil fez o teste para Rory
Não foi fácil procurar uma atriz jovem para interpretar a Rory de 16 anos, que está em cena o tempo inteiro, embora Bledel encarne bem a personagem. No entanto, antes de Bledel conseguir o papel, outra atriz jovem e talentosa impressionou os produtores. Inicialmente, Weil fez o teste para a bondosa e amante dos livros, Rory, e não para a personagem espinhosa que ela interpretou. Na verdade, na época do teste, Paris não estava planejada. Embora os fãs saibam, por vê-la em Gilmore Girls, que Weil tem a sagacidade de falar rápido que o papel exige, ela teria feito uma Rory muito diferente de Bledel. Sem dúvida, Weil poderia ter se saído bem, mas, como Paris, ela não demonstra a inocência de olhos arregalados de Bledel que se tornou sinônimo de Rory Gilmore, embora isso não signifique que ela não poderia ter conseguido.
Certamente, sua audição foi impressionante. Afinal de contas, Weil provou sua habilidade várias vezes como Paris. Mas, no final das contas, a equipe de escalação elenco decidiu que ela não era a pessoa certa para interpretar Rory. No entanto, eles não estavam prontos para se despedir totalmente da atriz. Weil se lembra de ter sido informada de que, apesar de não ter conseguido o papel de Rory, se a série ganhasse sinal verde, “talvez eles encontrassem algo” para ela no futuro. E, para a surpresa de Weil, eles encontraram, escrevendo um novo papel só para ela. Paris é apresentada no segundo episódio, quando Rory entra em Chilton pela primeira vez e, depois disso, ela se torna um papel regular. Embora inicialmente seja inimiga de Rory, Paris se torna uma personagem complexa que evolui tanto quanto qualquer outra pessoa ao longo da série. O papel foi feito sob medida para Weil e, apesar de não ter sido planejado desde o início, Paris se tornou uma personagem essencial.
Gilmore Girls precisava de Paris para equilibrar Rory
Apesar de não fazer parte do conceito original, Gilmore Girls precisava de uma Paris. Como líder das meninas malvadas de Chilton, Paris começa como uma valentona, mas seu caráter é mais profundo do que isso. No entanto, o plano original previa apenas duas garotas em oposição a Rory na escola. Madeline (Shelly Cole) e Louise (Teal Redmann) seriam as inimigas de Rory, e não Paris, mudando totalmente a dinâmica. A tenacidade, a inteligência e a confiança de Paris fazem dela uma inimiga considerável. Embora, no início, Paris não seja muito amigável, sua história continua explorando sua vida familiar infeliz, onde seus pais a ignoram, contrastando a situação de Rory com Lorelai. Isso aprofunda seu caráter, tornando-a mais compreensível.
A animosidade de Paris em relação a Rory se transforma em um respeito relutante e, por fim, em amizade. E ela não desaparece quando Rory se forma em Chilton. Sem dúvida, Paris se torna mais importante quando vai para Yale com Rory, e elas se tornam colegas de quarto. Mesmo como amigas, elas brigam e suas diferenças de personalidade geram muitos conflitos. Conhecer Paris é um desafio para Rory, que não está acostumada a não gostar dela, mas fazer amizade com sua concorrente ajuda a acelerar o crescimento de seu caráter. Enquanto isso, Paris mostra mais crescimento do que a maioria dos personagens, dando a ela um dos melhores arcos de personagem de Gilmore Girls.
Em muitos aspectos, Paris é o oposto de Rory. Embora as duas sejam alunas de nota máxima, Paris é segura de si e está sempre pronta para assumir o controle, enquanto Rory é mais tímida. Paris reage rapidamente — ou, mais precisamente, exagera — enquanto Rory é reservada, demonstrando paciência mesmo quando as pessoas não a merecem (embora quando sua paciência se esgota, ela certamente pode fazer uma ceninha). As diferenças na personalidade de Paris proporcionam um personagem relacionável para pessoas que não se veem na Rory, muitas vezes perfeita demais.
Liza Weil começou a apreciar seu papel em Gilmore Girls
Depois de ser recusada para o papel principal, Paris não foi necessariamente uma vitória para Weil, pelo menos não no início. No início, parecia quase um insulto o fato de terem escrito uma personagem má para ela. Nos anos seguintes, Weil disse: “A versão mais jovem de mim mesma ficou realmente assustada com o que escreveram”. Entretanto, olhando para trás, ela afirma que foi lisonjeiro. Paris é complexa, e sua jornada de inimiga de Rory para uma personagem cativante exigiu muita fé em Weil, que foi bem colocada. Paris é a favorita dos fãs por muitos motivos, mas Weil teve um papel importante nisso.
No entanto, nem sempre foi fácil. Weil admite que “na primeira temporada, foi difícil. Eu me lembro de pensar ‘Oh, meu Deus, qual é o sentido de retratar uma garota má na televisão?’”. No final, Paris está muito longe de como era no começo, tornando-se uma inspiração como uma jovem ambiciosa e talentosa, embora ocasionalmente excessivamente zelosa. Assim como os fãs e até mesmo os próprios personagens, Weil passou a amar Paris, apesar de seu início difícil. Embora ela possa ser um desafio às vezes, Paris acrescenta muito à série. Weil pode ter perdido o papel de Rory, mas, por ter sido feita para ela, Paris se encaixou melhor em seus talentos, e Gilmore Girls não teria sido a mesma coisa sem Paris ou Weil.