Matéria originalmente publicada na edição de janeiro de 2017 da Good Housekeeping.
Não é exatamente glamouroso ser uma atriz em ascensão. Basta perguntar a Lauren Graham, que responde com uma versão do comercial da Cascade em 1994, do qual ela apareceu seis anos antes de estrelar como Lorelai Gilmore. “Meu marido — ele adora lavar a louça”, ela ri. “Ele sempre limpa os pratos e nunca, nunca sobrecarrega a máquina”. Na verdade, Lauren, que também interpretou outra mãe solo, Sarah Braverman, em Parenthood, é tão pé no chão quanto se pode ser, como deixa bem claro seu novo e hilário livro de memórias, Falando o Mais Rápido Que Posso. Nos dias de hoje, você pode encontrar Lauren (que realmente fala rápido!) em um escritório perto de sua casa, trabalhando em um segundo romance (o primeiro foi lançado em 2014) e produzindo um roteiro. Enquanto faz piadas entre goles de café gelado, ela fala sobre sua jornada até agora — porque é óbvio que a Sra. Graham está apenas começando.
Lição nº 1: Não existe um jeito certo de viver.
Aquilo que te traz alegria pode não ser o que você pensava que traria alegria — não tenha medo de mudar de rumo.
A infância de Lauren foi bem diferente das demais. Ela nasceu no Havaí, depois morou no Japão, onde sua mãe (filha de missionários) havia crescido. Quando seus pais se divorciaram, ela se mudou com frequência com o pai, chegando a morar em uma casa flutuante nas Ilhas Virgens, antes de ir para Nova York e, por fim, para a Virgínia. “Minha mãe era uma pessoa totalmente não convencional para a época dela”, diz Lauren, que descreve sua falecida mãe como uma grande dançarina, pintora, cantora e uma alma criativa em constante busca de novos projetos. Seu pai, um homem encantador com um senso de humor seco, foi escritor antes de se estabelecer na política. “Ele era um grande defensor da justiça, das boas maneiras e da gentileza”, diz ela calorosamente. “Acho que nunca ouvi meu pai levantar a voz”. Presenciar seus pais seguindo seus próprios caminhos teve um grande impacto em Lauren. “Isso me deu a sensação de que existem diferentes maneiras de viver, diferentes maneiras de seguir uma carreira e diferentes maneiras de ter uma família”, diz ela. Desde então, ela tem se esforçado para ver aonde seu caminho a levará.
Lição nº 2: Dê um pequeno passo de cada vez na vida.
Fazer as coisas dia após dia evitará que você se frustre.
Por mais determinada que Lauren estivesse a ter sucesso — ela estudou atuação na NYU, transferiu-se para Barnard, fez pós-graduação em artes em Dallas e atuou em teatro e comerciais — os primeiros anos que passou aperfeiçoando sua arte foram repletos de ansiedade desenfreada. “Ao contrário de outros tipos de trabalhos em que pode haver uma progressão natural, há muita coisa fora do seu controle” com atuação e audição, diz ela. “Você precisa ser escolhido”. Em vez de tentar planejar seu futuro, Lauren decidiu levar sua carreira um dia — e um papel — de cada vez. Ela começou pequeno. O papel de uma garota em um comercial? Eu poderia fazer isso, pensou ela. “Ou você vê esse papel nesta peça… Acho que poderia interpretá-lo. Depois, ela pensou: “Talvez eu possa fazer o papel da melhor amiga”. E então é como, “Espere um minuto… Eu poderia ser a protagonista!” Depois de se mudar para Los Angeles (com a atriz Connie Britton, depois de se conhecerem em uma aula de teatro), os pequenos passos de Lauren acabaram por levá-la a um papel principal e muito mais.
Lição nº 3: Você não precisa ser tudo.
Muitas de nós acham que precisam ser supermulheres.
A única coisa que você realmente precisa ser é boa para as pessoas que se importam com você. Lauren sabe fazer comédia — e ela está bem com isso. Ela adora ter interpretado duas mães solo de adolescentes, igualmente não convencionais, em Gilmore Girls e em Parenthood. “Há coisas em que sou boa e há coisas que simplesmente não são para mim”, ela dá de ombros. Isso não quer dizer que ela não estaria aberta a algo novo, mas Lauren não se sente pressionada a provar seu valor. “Não vou interpretar uma policial, não vou interpretar uma médica… e está tudo bem”, diz ela. “Prefiro estar em [papéis] que são realmente verbais, inteligentes e engraçados. Como Diane Keaton me disse, ‘O engraçado não envelhece’”.
Lição nº 4: As melhores combinações acontecem naturalmente.
Às vezes, o “gostar à primeira vista” pode se transformar em sentimentos de amor verdadeiro.
Parenthood uniu Lauren a Peter Krause, que interpretou seu irmão na série. Mas como Lauren costumava evitar os tipos de atores bonitos como regra (muito charmosos, recebendo muita atenção de outras mulheres!), eles mantiveram as coisas na zona de amizade. Ainda assim, “não conseguíamos parar de conversar”, diz ela. “Não sobre nós mesmos, mas sobre o mundo, livros e família”. Por fim, a amizade deles evoluiu. “Uma vez que começamos a namorar, não havia jogos”, conta. “Era do tipo, você gosta de mim e eu gosto de você. Isso me deu uma compreensão da vida: É assim que as coisas acontecem, e é completamente aleatório”.
Lição nº 5: A felicidade acontece nos pequenos momentos.
Focar no que você tem (em vez do que lhe falta) desenvolve o uso da gratidão.
“Não é uma vida grande e barulhenta”, diz ela sobre seu relacionamento com Peter agora. “Temos muitos vizinhos, as pessoas vêm nos visitar, passamos muito tempo com o filho de Peter e mantemos as coisas simples”. Eles gostam de atividades ao ar livre, como esquiar, andar de bicicleta e andar com raquetes de neve, mas em casa, a vida é simples: eles fazem churrasco, jogam Rummikub e assistem a partidas de beisebol. E quando ela tem um dia de folga, é provável que pegue um livro ou organize as coisas. “Isso é muito idiota”, ela admite, “mas eu realmente gosto de organizar… Peguei o livro A Mágica da Arrumação e fui longe demais!”. Lauren aprendeu que são os gestos menos grandiosos que lhe trazem alegria. Peter coloca gasolina no carro, descarrega a máquina de lavar louça — e a faz rir. “Eu não imaginava que nossas pequenas rotinas simples e as piadas sobre elas seriam tão gratificantes”, diz ela.
Lição nº 6: Valorize a bondade acima de tudo.
Quaisquer que sejam seus valores pessoais, encontre uma maneira de vivê-los todos os dias.
“Meu pai sempre foi alguém que muitas pessoas consideram uma boa pessoa”, lembra Lauren. Em sua infância, quando seu pai e madrasta iam para a casa de lago em uma cidade pequena e modesta, “ele costumava dizer, ‘Não lave o carro… não queremos parecer chiques!’ Lembro-me de quando era criança e me orgulhava disso”, diz ela. Como resultado, ela percebeu a importância de se cercar de bondade, o que é um dos motivos pelos quais ela aprecia mais do que nunca seu trabalho em Gilmore Girls (e no revival Gilmore Girls: Um Ano para Recordar). “Estou orgulhosa da bondade dessa série”, diz Lauren. “Já ouvi muitas pessoas dizerem que a série introduziu seus filhos à leitura, fez com que se interessassem pela faculdade, melhorou seu relacionamento com eles. Acho que ela colocou algo positivo em nosso mundo — isso é importante.”
Lição nº 7: Todo fracasso é uma chance de crescimento.
Enquanto estiver aprendendo, você está realmente vivendo.
Lauren teve audições embaraçosas (como aquela vez em que cantou sobre um instrumento de baixo enquanto pronunciava “baixo” com um “a” curto, como o peixe) e empregos realmente estranhos (como a vez em que usou uma fantasia gigante de cachorro como mascote em uma convenção de futebol da Copa do Mundo). E nem toda empreitada foi um sucesso: “Quando Parenthood terminou, eu escrevi um piloto de TV no qual eu atuaria, e na verdade estava me sentindo bastante confiante”, diz ela. Mas o programa não foi escolhido, e ela deu uma pausa. “Passei por um período de silêncio”, ela admite. “Tenho um grande senso de gratidão, porque pude fazer os trabalhos que quis, mas há muitos altos e baixos.” Ela vê os momentos difíceis como oportunidades para melhorar. “Definitivamente, não sinto que alcancei tudo o que queria”, diz ela. “Ainda estou aprendendo e tentando melhorar a cada momento”.
Assista ao vídeo para conferir os bastidores da sessão de fotos da capa de Lauren conosco!
Direção de moda: Kristen Saladino. Cabelo: David Babaii. Maquiagem: Jamie Greenberg. Vestido: Milly, bloomingdales.com. Sapatos: SJP by Sarah Jessica Parker, sjp-collection.com. Anel: Henri Bendel, henribendel.com. Lauren com jaqueta bomber: Styling de acessórios por Still Sets, Inc. Cabelo por David Babaii. Maquiagem por Jamie Greenberg usando a Sephora Collection Pro Brush Collection no The Wall Group. Unhas por Kait Mosh no Cloutier Remix. Jaqueta bomber: Trina Turk, trinaturk.com. Pulseira (usada ao longo da sessão): acervo da Lauren. Lauren com jaqueta de pele sintética: Jaqueta de pele sintética: J.Crew Collection, jcrew.com. Lauren com blusa de poás: Blusa: Marc Jacobs, barneys.com. Calças: Reiss, reiss.com. Brincos: Gold Philosophy, goldphilosophy.com.